quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Por que os relacionamentos esfriam ?



Vou considerar nesse post o termo relacionamento sendo: O convívio sentimental e sexual entre duas pessoas por um longo período.
É importante frisar o - longo período - por que é apenas vivenciando um longo período de relacionamento que conseguimos entender um pouco mais sobre a pessoa que está ao nosso lado, o que as vezes, mesmo com longos períodos ainda não conhecemos todos seus aspectos comportamentais.

É frequente que o relacionamento esfrie quando duas pessoas se relacionam por longos períodos. O sexo não é mais tão intenso quanto no início, nem a frequência e quantidade de carinho trocado entre o casal, é a mesma.

A mulher se sentir acarinhada, assim como o homem se sentir respeitado são fatores fundamentais para evitar que o relacionamento esfrie.

Discutindo o assunto com outras pessoas, algumas casadas, outras em relacionamentos longos chegamos a alguns aspectos importantes que podem ocasionar esse "esfriamento" na relação.
       O sentimento de falta de reciprocidade: uma das partes acredita que se esforça, se dedica muito mais do que a outra pessoa para manter o relacionamento "vivo".
       Perda de admiração: No início do relacionamento havia uma admiração pelo jeito, pelas características físicas ou comportamentais (animação, vitalidade, cultura, valores...). Admirações que foram se apagando com o tempo, seja por mudanças no(a) parceiro(a), mudanças pessoais ou mudanças de valores.
       Foco no trabalho: O trabalho diversas vezes suga a energia, o stress do dia-a-dia evita que o casal se aproxime. Mesmo sendo um casal ninguém gosta de puxar conversa e levar uma "patada", ou até mesmo focar as conversas SEMPRE em dinheiro e obrigações. Trabalho é importante, mas viver de forma harmônica é muito mais !
       Rotina: A falta de criatividade, novas experiencias, ousadia e a realização das mesmas atividades todo dia nos fazem parecer mais como máquinas do que como humanos. Situação que nos desestimula até um ponto que não sabemos mais o que é fazer outra coisa que não apenas SOBREVIVER.
       Acomodação: É comum que os casais depois de alguns anos juntos se acomodem e deixem a atividade da "conquista" de lado, acreditam que já possuem o(a) parceiro(a) e que não precisam fazer mais nada para manter a relação. Flores, chocolate, pequenos presentes, demonstração de carinho em público (ou no escuro) não fazem mais parte da realidade do casal. (considero o fator mais importante !)
       Falta de dinheiro: O falta do dinheiro faz com que haja uma instabilidade no relacionamento, o homem visto ainda, como o grande provedor de recursos, é pressionado pela mulher, para ganhar mais dinheiro ocasionando uma pressão grande em seu desempenho e alto índice de stress afetando consideravelmente a qualidade do relacionamento.
       Inversão dos papéis: A mulher está cada dia mais presente no mercado de trabalho, ganhando, não raramente, mais que os homens. O homem passa a ter um papel secundário na renda familiar o que pode fazer com que se sinta diminuído e inferiorizado diante da própria mulher. Pode ser percebida essa inversão também quando, o homem deixa a mulher carregar as compras pesadas do supermercado, levar o carro para consertar, lidar com os pedreiros da obra,...e por aí vai.
       Desleixo ou excesso de intimidade: Tanto o homem quanto a mulher não se preocupam mais com a aparência física e com seu comportamento, a vaidade some, o homem engorda, a mulher não cuida dos cabelos e nem das unhas, o homem usa cueca furada e a mulher calcinha lisa bege parecendo uma "calcinhão", o homem arrota na mesa, solta pum sem se preocupar, a mulher usa os BOBS sem pudores....e por aí vai !
Acredito que esses itens sejam os principais motivos que fazem com que um relacionamento decline, no entanto, também acredito que não é um caminho sem volta e que há muitas coisas a serem feitas para reverter esse quadro, claro, se o casal estiver disposto a tentar !

Nenhum comentário:

Postar um comentário